É A HORA DE VALORIZAR SUA SILHUETA

20/02/2017 12h46 - Atualizado em 20/02/2017 12h48

Aquela sua peça que acabou de comprar cai como uma luva para sua amiga, mas quando é a sua vez de usar parece que tem algo de errado com você? Você certamente já deve ter vivenciado situações parecidas como a descrita, não é mesmo?! Hoje vamos falar sobre os tipos físicos femininos com dicas preciosas e práticas da consultoria Fernanda Cavenaghi.

As formas do corpo variam de pessoa para pessoa. Duas pessoas podem usar o mesmo tamanho de roupa, mas ter formato de corpo diferente. Assim, para saber o que lhe cai bem, analise detalhadamente seu tipo físico e lembre-se sempre de valorizar o que tem de bonito, desapegue dos seus pontos fracos!

 

Conheça seus pontos fortes

Escolher um look adequado ao tipo físico é fundamental para a autoestima de qualquer pessoa, pois assim é possível mostrar a real beleza de cada corpo.

Para isso, o primeiro passo é identificar áreas que precisam de descrição. O segundo é identificar áreas que merecem destaque. E por fim, identifica-se qual é a proporção entre as três linhas guias do corpo: ombros, cintura e quadril.

As regras são básicas e opostas: escurecer o que sobressai e sobressaltar o que se esconde. Na consultoria de imagem chamamos de regra ABC: Acentuar, Balancear e Camuflar. Com a ajuda da ilusão de ótica é possível chegar a uma silhueta harmoniosa.

Não se apegue ao que você não gosta em seu corpo. Todos nós temos pontos fortes. Conhecê-los e usar somente aquilo que nos cai bem é um dos grandes segredos para se vestir bem e ter uma imagem pessoal de sucesso.

 

Use adequadamente cores e tecidos

Em geral, cores escuras e tecidos mais soltinhos emagrecem. Mas, atenção! Não tente disfarçar o que você não gosta usando roupas maiores do que o seu manequim. Isso só fará com que você pareça maior do que realmente é. O ideal é que o caimento seja perfeito.

Por outro lado, cores claras e brilhantes, tecidos com textura e que armam deixam o corpo mais volumoso.

 

Como encontrar as peças mais adequadas para você?

Em resumo, existem cinco tipos físicos: retângulo, triângulo invertido, triângulo, ampulheta e oval. Mas, na prática, encontramos uma multiplicação desses tipos, com diferentes proporções de simetria, e até mesmo, diferentes combinações entre eles. Para facilitar, que tal analisarmos cada tipo?

 

Retângulo

Mulheres com esse tipo de silhueta têm poucas curvas e uma cintura sem definição. Geralmente, as pernas e os braços são finos em relação ao corpo. Há harmonia entre as medidas do ombro e quadril. Dessa forma, o objetivo é criar a ilusão de uma falsa cintura, ou pelo menos desviar o olhar deste ponto. Para isso, chame a atenção para os ombros ou para o rosto.

 

Oval

É um tipo de silhueta, na qual o quadril, a cintura, a barriga e o busto são volumosos.  Dessa maneira, o objetivo é criar uma linha que alonga e chamar atenção para o rosto, colo e ombros. Aposte em roupas escuras, sem muitos detalhes, colares compridos e looks monocromáticos para garantir uma silhueta mais enxuta. Evite tecidos volumosos, estampas exageradas, pregas, babados e drapeados.

 

Triângulo Invertido

É uma silhueta que apresenta muito busto, ombros largos e quadril estreito. Normalmente, as pernas são finas. Logo, o objetivo é balancear o volume entre os ombros e o quadril. A ideia é investir em peças com detalhes mais chamativos na parte inferior do corpo para valorizar o quadril e as pernas, e apostar em cores escuras na parte de cima, dando a impressão de que os ombros são menores. Assim, o equilíbrio entre ombros e a parte inferior será mantido.

 

Triângulo

Mulheres com esse tipo de silhueta têm ombros estreitos em relação ao quadril. As coxas volumosas contrastam com a cintura marcada. Então, o objetivo é camuflar o quadril largo e a coxa volumosa, e aumentar a largura dos ombros. Para chegar a um equilíbrio, chame atenção para a parte superior do corpo, com peças e/ou acessórios mais vistosos, e abuse de cores escuras na parte de baixo. Destaque a cintura, mas cuidado para não marcá-la demais e causar uma desproporção.

 

Ampulheta

É a silhueta mais equilibrada de todos os tipos físicos. A simetria dos ombros e quadril são alinhadas, a cintura é bem marcada e as coxas volumosas. Nesse caso, o objetivo é valorizar a cintura fina e suavizar as curvas para garantir que a produção não fique vulgar. Cuidado com roupas justas demais (tanto na parte superior como inferior).

 

Quer mais uma dica?

Aposte nos truques que ajudam alongar a silhueta e valorizam todos os tipos físicos! Tome nota:

  • Sapatos na cor nude, de bico fino e com peito do pé à mostra
  • Peças com linhas verticais
  • Decote V
  • Vestido envelope

 

Conseguiu perceber? Não se trata de regras, mas sim de maneiras interessantes de encontrar as melhores opções para cada biótipo. Talvez aquela peça que você insiste em usar não esteja te valorizando tanto assim. Por outro lado, uma peça que você não usa pode simplesmente te transformar. Passe a observar com outros olhos, essa experiência pode ser libertadora!