O que vestir quando...

06/03/2017 12h37 - Atualizado em 06/03/2017 13h09

As pessoas sempre me questionam a respeito do que devem vestir em determinadas ocasiões. A boa notícia é que não há uma resposta única. Depende de muitas circunstâncias... Do lugar que se vai, com quem se vai, o que se vai fazer, do clima, da estação, do horário, e assim por diante.

Mas, como tal dúvida aflige a maioria, aqui estão algumas sugestões! Vamos nessa?

 

O que vestir em um evento quando há um código de vestimenta?

A dica é: sempre leia os convites com atenção. Ir a um evento black-tie vestindo esporte não é divertido, afinal queremos chegar a uma festa e arrancar elogios, ouvir “uau” e não “ops”! Tome nota:

  • Black-tie: O evento pede requinte, sofisticação e capricho. São noites de gala, bailes e grandes premiações com um clima de total sedução. Esta é a hora de usar vestidos longos ou curtos muito sofisticados. Aposte em cores chamativas, joias ou bijuterias deslumbrantes, sapatos ou sandálias de salto bem altos, estolas, casaquinhos preciosos, peles, brilhos e bordados refinados, decotes, fendas ou transparências. Use tudo que lhe permita causar furor e chegar em grande estilo. Em tecidos, prefira os poderosos, como brocados, tafetá de seda, shantung, zibeline, rendas ou georgette.
  • Traje Passeio Completo ou Social: Usado em eventos como: jantares, coquetéis, concertos, e casamentos. Aposte em vestidos (curto ou longo), saias, blusas e pantalonas em tecidos mais sofisticados, acetinados, fluídos ou com brilho. Bolsa pequena, um belo par de saltos altos e ousadia nos acessórios caem muito bem.
  • Traje Passeio ou Esporte Fino: Usado em eventos como: almoços, inaugurações, exposições e conferências. Um toque de formalidade é bem-vindo. Aposte em vestidos, tailleurs, blusas e calças em tecidos mais elegantes, sapatos de salto médio a alto, bolsas de tamanho médio se o evento for diurno, ou menores se for noturno. Evite excesso de brilho em roupas e sapatos, e também transparências e decotes profundos.
  • Traje Esporte: Sabe aquela roupa mais arrumada, porém simples? É a roupa que você vai usar em um almoço com amigas, festinha de crianças e batizados. O grau de informalidade deve ser adequado à ocasião e ao local do evento: vestidos de alcinha, por exemplo, são adequados para churrasco, almoço informal, aniversário de criança, mas batizados podem exigir uma roupa mais discreta.
  • Casual: Significa que vale tudo, mas não para você que tem bom senso na hora de escolher o que vestir. Alguém está convidando-a para um evento, faça isso valer a pena. Você tem muita liberdade, então divirta-se!

 

O que vestir no primeiro encontro

Aqui o segredo é mistério. Tem a ver com instigá-lo a imaginar. Revelar aos poucos é mais intrigante do que revelar tudo de uma só vez, não é mesmo?! Preste atenção ao tecido e também ao fato de que não se deve mostrar muita pele. Peças em couro são muito bem-vindas, sensualidade na medida certa! Peças assimétricas, com decotes mais amplos, transparências, fendas, comprimentos mini, os top croppeds, saltos poderosos e complementos ousados estão liberados. Mas cuidado, unir todos esses detalhes em um só look pode parecer vulgar. O ideal é ter equilíbrio na hora de escolher o look e usar o famoso jogo do “mostra-esconde” (se mostrar mais em cima, esconda em baixo, ou vice-versa). Fique tranquila, esteja segura, seja feminina e tire de letra os silêncios constrangedores!

 

O que vestir nas viagens de avião

A palavra-chave para viagens de avião é: conforto! Viagens de avião exigem praticidade e bem-estar na escolha dos looks. Unir tudo isso a um toque de estilo pode parecer um verdadeiro desafio, mas é possível se vestir de maneira confortável sem parecer desleixada.

Para garantir um upgrade no seu visual, abuse dos acessórios que mais combinam com você. Mas, cuidado para não escolher os de metal, até porque não vai passar nos detectores. Lenço, cachecol e echarpe são ótimas opções para essa ocasião. Vale completar a produção com colares e pulseiras de acrílico ou couro.

Quanto ao sapato, prefira os de salto baixo.  Para quem curte um estilo mais casual, slip on, oxfords e até mesmo tênis são certeiros. O esporte está em alta e hoje tem muitos tênis que são cheios de estilo e caem muito bem em diversas ocasiões, conferindo um toque moderno ao visual.

Além do salto alto, evite também peças muito coladas ao corpo, blusas decotadas e os comprimentos “minis”. Definitivamente, essas peças não combinam com conforto e muito menos com uma viagem de avião. A forma como você se apresenta em aeroportos é muito importante. Quanto mais bem vestida estiver, melhor será tratada. E garantirá mais sorrisos que testas franzidas.

Devido às temperaturas mais frias no aeroporto e no avião, em decorrência do ar condicionado, tenha sempre um casaco leve, um cardigã ou uma jaqueta para garantir o aconchego na espera e durante o seu voo.

 

O que vestir para a entrevista de emprego

Primeiramente, ao escolher o que vestir para a entrevista de emprego, procure saber mais sobre o código de vestimenta praticado na empresa contratante, para saber se o visual adotado poderá ser mais informal ou não.

É fundamental considerar o local do qual se almeja fazer parte. Saia reta, camisa e um belo par de saltos altos levarão você a quase todos os lugares. Se for uma revista de moda, ou um escritório de design opte por uma blusa mais moderna. Por outro lado, se for um escritório de advocacia ou um banco de investimentos, você terá de estar mais alinhada. Ao optar pelo terninho, certifique-se de que tenha um ótimo caimento.

Em geral, evite roupas amassadas e muito informais. Cuidado com os comprimentos “minis” e decotes profundos, o que vale para cavas e busto. Prefira saias na altura do joelho ou as famosas “midi”.  Tenha cuidado também com as modelagens muito justas, além de não ser confortável, pode parecer vulgar. Dê preferência às modelagens com caimento, mais soltas ou certas no corpo.  

Evite saltos muito altos, acessórios e bijuterias extravagantes e maquiagem exagerada. Os excessos podem prejudicar a sua imagem pessoal e comprometer o seu futuro profissional. Mas, isso não quer dizer que o look da entrevista deva ser sem graça, afinal, o que estiver vestindo diz muito sobre sua personalidade.

 

Depois das dicas, não se esqueça de fazer uma boa primeira impressão em todas ocasiões, sua imagem é seu cartão de visitas.  E lembre-se: o importante mesmo é você se reconhecer e se sentir confortável e seguro com o que estiver vestindo, afinal vestir-se com segurança lhe ajuda a projetar autoconfiança e credibilidade tanto na sua vida profissional quanto pessoal.

  • Sugestão Entrevista de Emprego
  • Sugestão Esporte Fino
  • Sugestão Primeiro Encontro
  • Sugestão Social
  • Sugestão Aeroporto
  • Sugestão Black-tie