VAMOS DE GUARDA-ROUPA FUNCIONAL?

31/05/2017 19h21 - Atualizado em 31/05/2017 19h23

O guarda-roupa ideal é aquele em que você encontra as peças certas, que podem ser usadas em várias ocasiões e combinadas de diferentes maneiras. Um armário com roupas adequadas e de boa qualidade facilitam a escolha na hora de se vestir.

Um guarda-roupa funcional precisa de poucas peças. Quando se trata de roupas, o termo "menos é mais" não é um clichê. Quanto maior a quantidade de peças, mais fácil será se perder no meio de um amontoado de “coisas”.

 

Composição do guarda-roupa funcional

Para um guarda-roupa funcionar 50% dele deve ser composto por peças básicas e atemporais, 40% de acessórios (incluindo bolsas e sapatos) e apenas 10% de fast fashion, que são peças da moda com prazo de validade curto.

Então, a primeira dica é: invista em partes de baixo versáteis, partes de cima básicas, acessórios interessantes e terceiras-peças coringas, como por exemplo, blazer, jaqueta jeans, colete, cardigans, trench coat... Aquelas que melhor encaixam no seu estilo pessoal.

 

Apenas comprar, não é a solução!

É importante que a sua compra seja consciente, avaliando o que você já tem no armário e que possa compor novos looks com o que você está adquirindo, e que tenha facilidade de combinação entre si.

Quer mais uma dica? Essa vale ouro! Ao comprar uma peça nova, faça uma visita mental ao seu guarda-roupa e verifique se ela se encaixa com pelo menos 3 peças que você já tem no seu armário. Praticar esta dica é o segredo para minimizar erros e evitar compras desnecessárias.

Sendo assim, vamos ver na prática como montar 3 looks com a 1 mesma peça e para 3 ocasiões diferentes?

 

Considere seu estilo de vida

As peças do seu guarda-roupa devem combinar com você e com seu estilo de vida. Autoconhecimento é fundamental para a construção de um guarda-roupa que funcione bem pra você. Saiba as peças que mais valoriza seu tipo físico, as cores que mais harmonizam com seu tom de pele e tenha coerência com seu estilo pessoal e estilo de vida.

Não faz sentido um armário lotado de roupa social e salto alto se você faz home office e não frequenta reuniões formais com seu trabalho. A ideia é construir um guarda-roupa pensando sempre no estilo de vida que você realmente tem e não naquele que você gostaria de ter. Seja a melhor versão de quem você é hoje!

 

Conseguiu perceber o segredo pra multiplicar um guarda-roupa? O primeiro passo é a organização do seu guarda-roupa. É fundamental aprender a organizar, desapegar e criar opções inteligentes, sem excessos e somente com peças-chaves.

Abuse dos acessórios, eles renovam qualquer look. Um colar, um echarpe, uma bandana, pulseiras ou até mesmo um cinto podem fazer a diferença. Peças básicas permitem que você faça inúmeras combinações e saia da mesmice diária!